domingo, 13 de maio de 2018

Flor Leopardo (Belamcanda Chinensis)

Flor Leopardo (Belamcanda Chinensis)
Aquela que um dia eu te falei que via e gostava, na calçada da rua
perto da praia, em Peruíbe. Na época eu acreditava ser uma orquídea,
mas eu estava enganada, ela pertence a família das Íris.
Nunca vou me esquecer do dia em que estava passando a semana com
vocês, era um dia lindo de sol como hoje, estávamos em casa e eu te
disse "vamos à praia", e você respondeu vai na frente com os meninos
e depois eu encontro com vocês lá.
Quando você chegou, você estava com a flor na mão, me deu a flor e me
perguntou: é essa?
Sim, era.
Guardei a flor entre uns papéis que nessas férias as crianças tinham
desenhado. (Tenho a flor seca e os desenhos guardados até hoje.)
Tempos depois, você já tinha partido e eu numa das idas à Peruíbe,
vi que a planta não estava mais no mesmo lugar. Pensei morreu ou a
arrancaram.
O tempo passou, e um dia voltando da praia de bicicleta com os meninos,
me deparei com a planta há uns 2 quarteirões de distância de onde ela
estava originalmente.
Não tive dúvida, desci da bicicleta, me abaixei e cortei com a mão, e
com muito cuidado, um pequeno pedaço da planta com raiz, sem estragar
a planta toda que havia nascido ali espontaneamente na calçada, para
que assim pudesse continuar espalhando sementes, flores e alegrias.
Então chegando em casa, plantei a muda num vaso.
E aí está ela dando muitas flores desde então!

Mãe, em junho, completaremos 7 anos sem você, saudades das nossas
conversas e risadas...

5 comentários:

Seu comentário é bem vindo na Varanda...